Dentistas especializados, pertinho de você!

Muita gente não sabe, mas os micro-organismos nos dentes e gengiva podem aumentar o nível de colesterol ruim, além de agravar males do coração

Escovar os dentes e usar o fio dental todos os dias podem ajudar a prevenir doenças do coração


Estudos de diversas universidades brasileiras mostram que a periodontite (doença que afeta as estruturas de sustentação dos dentes da arcada dentária) tem relação com doenças cardiovasculares.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (SP) observaram que 60% dos pacientes com vasos sanguíneos obstruídos, que precisariam de cirurgia para não infartar, tinham, em suas artérias, micro-organismos que entram no corpo através da gengiva. Esses micro-organismos atuavam como coadjuvantes na piora da saúde desses pacientes.

Outro problema foi encontrado no sangue dos pacientes. O colesterol ruim (LDL) estava presente em altas taxas principalmente no sangue daqueles pacientes que apresentavam inflamações na gengiva. E níveis altos de LDL podem contribuir para vasos sanguíneos entupidos.

A falta de higiene bucal pode prejudicar o seu coração:

  • Quando não são removidos pela escova de dentes e fio dental, as bactérias penetram a gengiva até chegar ao tecido conjuntivo, na raiz do dente. De lá, eles ganham acesso fácil à corrente sanguínea.
  • Além disso, esses micro-organismos possuem uma toxina que consegue aderir-se ao colesterol bom (HDL) e destruí-lo.
  • Com menos HDL para proteger as artérias, a quantidade do colesterol ruim (LDL) aumenta e acaba gerando riscos à saúde.

O jeito é prevenir-se com uma limpeza diária adequada e visitas regulares ao Centro Odontológico Campeche. Realize uma limpeza com um de nossos profissionais pelo menos uma vez por ano e controle eventuais problemas.

Quer ver como você mesmo pode cuidar dos seus dentes? Assista aos vídeos que selecionamos para você.

  1. Aprenda a usar o fio dental

  2. Higienize a língua logo após o uso do fio dental

  3. Escove os dentes adequadamente sempre após as refeições e antes de dormir.

  4. Use o enxaguatório bucal para finalizar a limpeza!

Fontes:
Revista Saúde, novembro de 2010
Youtube’s Vinagoncalves’ Channel

Comentários em: "Boca Limpa, Coração Saudável" (5)

  1. Gostei muito desse artigo! Os vídeos são muito úteis! Já comecei a colocar em prática! Valeu, pessoal!

  2. Dra. Eleandra M. Malva disse:

    Que bom, Mayra!
    Um grande abraço!

  3. […] saber como? Veja as nossas dicas em vídeos […]

  4. […] Aproveitando, o blog de meus amigos do Centro Odontológico Campeche tem umas dicas sobre como se escova dente direito! […]

  5. […] indolor, manifestando-se geralmente quando o caso encontra-se em estágio avançado. Leia o post e saiba mais sobre esse mal silencioso que pode até afetar o seu […]

Deixe um comentário